quinta-feira, 15 de março de 2012

PALAVRA PASTORAL

     
UM NOVO MOMENTO DE DEUS PARA NOSSA IGREJA


Nossa Igreja está inserida numa das regiões mais violentas de Governador Valadares. O Morro Carapina representa uma realidade social caótica em alguns aspectos bem distintos. A população é composta de aproximadamente 10 mil pessoas morando em becos e ruas não planejados e sem uma infra estrutura que ofereça uma segurança. Os historiadores do morro são unânimes em afirmar que o morro Carapina é fruto de invasões passadas sem um planejamento estrutural para uma acomodação decente às famílias que para cá vieram. O tráfico está instalado no morro com 3 redes bem distintas e rivais as quais, constantemente estão em conflito gerando mortes e tendo como vítimas principalmente  jovens e adolescentes!!! Muitos não conseguem trabalho por falta de capacitação para enfrentarem o mercado de trabalho e acabam preferindo viver do comércio de drogas nas diversas bocas de fumo existentes no morro!!!
      Diante deste contexto desafiador a nossa Igreja estará desenvolvendo o seu plano de ação missionária baseado no Plano Regional de Ação Missionária o qual tem suas bases no Plano Nacional Missionário aprovado no 19.º Concílio Geral reunido em Brasília em 2011.
      É importante salientar que como Igreja conexional estamos diante de Diretrizes Regionais e Nacionais com padrão de excelência e, acima de tudo, estamos também diante das diretrizes soberanas de Jesus, o Senhor da Igreja, que nos ordena a "Fazer discípulos de todas as nações".
      
      Nossas ênfase missionárias estão bem definidas para o biênio 2012/2013:

1: “Promover o discipulado na perspectiva da salvação, santificação e serviço”. Mateus 28.18-30
      Estaremos nos organizando estratégicamente para plantação de 50 grupos de discipulado nos lares até 2016. A implantação deverá ser progressiva a cada ano:
2012: 3 grupos de discipulado nos lares -  de 30 a 40 pessoas envolvidas
2013: 6 grupos de discipulado nos lares – de 60 a 80  pessoas envolvidas
2014 : 12 grupos de discipulado nos lares – de 120 a 160 pessoas envolvidas
2015: 24 grupos de discipulado nos lares – de 240 a 320 pessoas envolvidas
2016: 50 grupos de discipulado nos lares – de 480 a 640 pessoas envolvidas
Estratégia inicial para a organização do Grupo de Discipulado modelo:
- PRIMEIRA FASE DO GRUPO DE DISCIPULADO – 4 pessoas – Formação e Consolidação do núcleo do Grupo de Discipulado
Neste período o Pastor e mais 3 discípulos estarão se encontrando semanalmente por um período de 1 mês em oração e jejum. Cada um intercedendo por 2 vidas não convertidas e convidando-as a fazerem parte do Grupo de Discipulado na sua segunda fase.
- SEGUNDA FASE DO GRUPO DE DISCIPULADO – 12 pessoas- Crescimento do Grupo de Discipulado
Neste período o Pastor estará ministrando estudos evangelísticos para os recém chegados num período de 5 semanas. O tema desta fase será Salvação e Vida Eterna
- TERCEIRA FASE DO GRUPO DE DISCIPULADO – 12 pessoas - EDIFICAÇÃO CRISTÃ
Neste período serão ministradas 6 estudos sobre crescimento na vida cristã e o comprometimento com o corpo de Cristo que é a sua Igreja.
- QUARTA FASE DO GRUPO DE DISCIPULADO – MULTIPLICAÇÃO
Neste período, cada membro do núcleo do Grupo de Discipulado do Pastor estará formando o seu próprio grupo de Discipulado convidando 3 membros da Igreja para comporem o seu núcleo e assim começarem juntos a primeira fase do grupo. 


2: “Estimular o zelo evangelizador na vida de cada membro da Igreja"      Estaremos elaborando uma série de estudos na Escola Bíblica Dominical e também nos cultos da palavra  no meio da semana tendo como pano de fundo o tema do biênio: "Discípulas e discípulos nos caminhos da missão cumprindo o mandato missionário de Jesus". O propósito deste ensino é o de despertar a todos os membros a se envolverem nos grupos de discipulados nos lares bem como também a se despertarem para o evangelismo pessoal através do trabalho de visitação às pessoas afastadas e os recém chegados  na Igreja. Este trabalho prático poderá ser desenvolvido no Quarto Domingo  de cada mês (o domingo missionário) à tarde às 15,00hs com visitação e distribuição de folhetos com o carimbo da Igreja.

3: “Fortalecer e dinamizar os ministérios existentes envolvendo todos os membros da Igreja”.
      Estaremos elaborando uma série de estudos na Escola Bíblica Dominical e também nos cultos da palavra  no meio da semana com o propósito de:
a. Conscientizar a Igreja de que todos os ministérios e grupos societários devem estar a serviço da missão da Igreja no mundo que é a de alcançar os perdidos. A missão de Jesus é a missão da Igreja e Jesus veio buscar e salvar o perdido (Ver. Lucas 19.10 e João 3.16). Todas as ações dos nossos ministérios e grupos societários devem estar canalizadas na tarefa de alcançar vidas para o Reino de Deus. Todas as ações da Igreja devem gerar missão!!!
b. Auxiliar a todos os membros a descobrirem as suas vocações ministeriais e assim se envolverem na tarefa conjunta de ação missionária da Igreja que é a de ganhar vidas para o Reino de Deus. Nesta descoberta o membro será encaminhado a um dos ministérios da Igreja.

4: Fortalecer a Identidade, Conexidade e Unidade da Igreja”.
Identidade: Quem nós somos, nossa história e a nossa doutrina.
Conexidade: Nossa interação com as ações desenvolvidas pelo Distrito e Região
Unidade: Devemos lutar pela nossa unidade em todos os aspectos. Como Igreja somos um corpo composto de vários membros por isso diante dos desafios que se dispontam à nossa frente precisamos: Refletir juntos, planejar juntos e executar juntos!!!

5: “Implementar ações que envolvam a Igreja no cuidado e preservação do Meio Ambiente”.
      Nossa meta neste ano é a de desenvolver juntamente com o Ministério de Ação Social as ações do Sombra e Agua Fresca dentro do  Projeto Família Esperança. Além do reforço escolar e ensino religioso às crianças  de 07 a 14 anos serão ministradas oficinas de artesanatos manuais que visam a conscientização ecológica e o reaproveitamento do material reciclado tendo em vista  a preservação do meio ambiente.

6: “Promover maior comprometimento e resposta da Igreja ao Clamor do Desafio Urbano”.
      Pretendemos neste ano fortalecer os laços de cooperação com entidades sociais existentes no morro Carapina que visam a promoção de ações solidárias na restauração do Morro Carapina: ASDOG (Associação Samuel Domingos Gomes), Associação de Moradores do Morro Carapina e e outros.
Portanto nossa meta neste ano é a de desenvolver ações em parceria com a Fundação Vale do Rio Doce e as entidades sociais existentes no morro visando a inclusão do jovem no mercado de trabalho dentro do  Projeto Família Esperança.

      Contando com a ajuda de Deus e com as suas orações seremos uma Igreja genuinamente Missionária e, com certeza, a região de Carapina nunca mais será a mesma pois, como sal da terra, mudaremos o sabor desta amarga região!!!
      Com amor e orando sempre por você e sua família

      Laercio Rodrigues Santana - pastor


Um comentário:

  1. Não poderia ser diferente, uma linda mensagem vinda visivelmente da parte de Deus, através desse instrumento vivo... Saudades meu Pastor Laércio!
    Rinaldo.

    ResponderExcluir